Você sabia que existem vários tipos de pele?
- Dieny Souza
- 22 de jan. de 2024
- 3 min de leitura

Você sabe qual é o seu tipo de pele? Com as diferentes texturas e aparências que esse tecido tão importante do nosso corpo pode apresentar, pode parecer um desafio saber identificar as características que mais o definem.
Mas, entender todos os aspectos que caracterizam a sua cútis é um passo essencial por inúmeros motivos, desde ajudar a estabelecer uma rotina de autocuidado completa até facilitar a identificação de condições dermatológicas mais sérias, se elas aparecerem. Isso porque quanto mais conhecemos nosso corpo, melhor conseguimos ver quando algo não está normal nele.
Quais os tipos de pele e suas características?
Existem, essencialmente, 5 tipos de pele: normal, oleosa, seca, mista e acneica.
No geral, essas características são determinadas pela genética, mas, é claro que, fatores externos (como alimentação, poluição e clima) também podem afetar a qualidade da epiderme, principalmente se ela não recebe os devidos cuidados.
Essas diferentes características são possíveis de serem feitas, principalmente, por conta de dois fatores:
A capacidade do tecido epitelial de reter água no volume necessário para se manter hidratado;
O comportamento das glândulas sebáceas — parte da estrutura da pele onde se produz o sebo natural, que mantém a pele hidratada e constitui a barreira cutânea protetora, responsável por proteger o tecido e o corpo todo de agentes externos.
Apesar de parecer complexo, é muito simples entender como todo esse sistema funciona e resulta nessas cinco diferentes características, e nós separamos aqui as principais informações de cada um para te ajudar a compreendê-las:
1. Pele normal
Também conhecida como pele eudérmica ou equilibrada, a pele normal é a que produz sebo natural em quantidades adequadas para se manter firme e saudável.
Ela possui poros pouco aparentes, textura aveludada e uniforme, com pouca propensão a inflamações, irritações e desequilíbrios no geral, sem que haja alguma condição mais específica afetando a saúde da pessoa.
2. Pele oleosa
A pele oleosa, ou lipídica, é a que produz sebo em quantidades maiores do que realmente necessita para se manter hidratada. Além da genética, é comum que mudanças hormonais — especialmente durante a puberdade — causem esse aumento de óleos naturais, fazendo com que a cútis seja naturalmente mais oleosa por curtos períodos da vida.
Suas principais características são os poros bem visíveis, textura oleosa, aparência brilhosa e cravos visíveis — é comum que esse tipo de pele seja muito afetado por inflamações e pela acne, especialmente quando não recebem os cuidados com os produtos para pele adequados.
3. Pele seca
Também conhecida como pele alipídica, a pele seca é aquela que não consegue ter uma produção satisfatória de sebo, nem é capaz de reter hidratação suficiente por conta própria.
Dentre seus aspectos, se destacam a aparência opaca, sensação de repuxamento e textura menos aveludada.
Quando não recebe os devidos cuidados, ela pode ter a barreira cutânea protetora enfraquecida — já que essa é basicamente formada por lipídeos —, o que torna a pele mais propensa a inflamações.
Além disso, segundo um estudo presente no Repositório Digital Institucional UFPR, a deficiência desses óleos torna a cútis seca pouco flexível, descamada, sem brilho, nem maciez .
4. Pele mista
Como o próprio nome sugere, a pele mista é caracterizada por um mix de outras — no caso, ela concentra aspectos secos nas bochechas e aspectos oleosos na zona T (testa, nariz e queixo).
Esse é um dos tipos de pele do rosto mais comuns do mundo e mantê-la equilibrada é imprescindível para evitar a aparição de acne, ou o excesso de ressecamento e descamação.
5. Pele acneica
A pele acneica é aquela que possui uma disfunção (normalmente genética ou hormonal) que causa a inflamação natural dos folículos e poros.
Seus aspectos mais notáveis são: textura irregular e gordurosa, manchas, brilho excessivo e vermelhidões visíveis causados pela acne.
Assim como os outros tipos citados anteriormente, ela também precisa de cuidados específicos — nesse caso, com produtos para controlar a acne — para se manter equilibrada e evitar que as inflamações atrapalhem a rotina e autoestima da pessoa que a tem.
Vale lembrar que todos esses 5 tipos de pele são naturais e não existe um tipo “melhor” que o outro, apesar dos nomes — eles se referem apenas às características que elas apresentam e precisam de mais atenção.
Portanto, cuide bem de suas sobrancelhas, elas são mais importantes do que você imagina!
Fonte: Compre Cimed
Continue acompanhando o blog e minhas redes sociais para conhecer mais procedimentos.



