Por que o hábito de aplicar FPS nos lábios diariamente é fundamental
- Dieny Souza
- 10 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de out. de 2023

Uso diário do hidratante labial com FPS ajuda a evitar o ressecamento dos lábios e ainda protege a pele contra os danos solares
Adquirir o hábito de aplicar FPS é importante para a saúde geral. Mas esse cuidado deve ser estendido também aos lábios, afinal eles ficam expostos ao meio ambiente e são formados por um tecido extremamente sensível. Por isso, o meio ambiente tem grande influência no aparecimento de ressecamento, rachaduras e fissuras labiais. Mas não é só isso. "Os lábios compreendem uma área que muitas vezes é esquecida, mas é muito importante aplicar FPS nessa região também. Na verdade, a área pode realmente ser mais propensa a danos causados pelo sol, uma vez que é constantemente exposta e frequentemente negligenciada. A pele dos lábios também é bastante fina em comparação com outras áreas. Por essa razão, o carcinoma espinocelular, um dos cânceres de pele mais comuns na região da face, tem maior incidência na região dos lábios", explica a médica dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Lilian Brasileiro. "Seu futuro agradecerá por proteger esta área sensível com FPS diário", acrescenta.
Segundo a médica, além do câncer, o os danos crônicos do sol nos lábios podem levar a rugas, descamação, queimaduras, afinamento e ressecamento. "Existe até uma condição conhecida como 'queilite actínica', na qual os lábios ficam constantemente rachados devido aos danos causados pelos raios ultravioleta", diz Lilian. No frio, quando há um ressecamento característico de toda a pele, e com maior grau nos lábios, o uso diário do protetor labial ajuda a manter a área hidratada, evitando ressecamento, rachaduras e fissuras, segundo a médica.
"Aplicar FPS nos lábios todos os dias e reaplicar com frequência é a melhor defesa contra todos os danos. Semelhante ao conselho dado para o resto da pele, é indicado usar um FPS de 30 ou superior para os lábios, a fim de obter proteção adequada contra o sol", explica a médica. A aplicação do FPS labial deve ser feita pelo menos a cada duas horas ao ar livre, com reaplicação depois de comer ou se tiver o hábito de lamber ou morder os lábios. "E, assim como o resto do seu corpo, a aplicação é obrigatória durante todo o ano, faça chuva ou faça sol", acrescenta a médica.
A dermatologista enfatiza que, quando a região estiver ressecada, não é aconselhável passar a língua nos lábios, pois isso provoca uma diminuição do pH, já que a saliva tem pH mais ácido e piora ainda mais o ressecamento. "Há aquela sensação imediata de umedecimento da região, mas, logo depois, acontece a formação de microfissuras, de ardência e vermelhidão local", afirma. "Ao perceber desconforto, o hidratante labial deve ser usado de duas a três vezes ao dia, ou optar pela escolha de batons que sejam de marcas conhecidas com uma rotulagem hipoalergênica, testado dermatologicamente, e produtos de boa procedência. E, de preferência, que contenham FPS para proteção contra os raios solares", diz a especialista.
Fonte: Estado de Minas
Se quiser ver mais conteúdos e dicas como essa, continue acessando meu blog.
Agende seu horário comigo e realce ainda mais a sua beleza, lembrando sempre de hidratar os lábios!