top of page
Sem-Título-1.jpg

BLOG

Dermaplaning: O que é, benefícios e quais cuidados tomar

  • Foto do escritor: Dieny Souza
    Dieny Souza
  • 28 de nov. de 2023
  • 3 min de leitura


Dermaplaning é um tratamento popular que remove a penugem facial e as células mortas para criar uma pele macia e suave.


Apesar de não ser uma novidade no universo da beleza, ele está voltando a fazer sucesso graças ao TikTok, e a procura pelo termo já tem mais de 3,8 bilhões de visualizações. Mas não é só na internet que ele tem sua fama.


Celebridades como Eva Mendes e Gwyneth Paltrow apostam nele antes de um tapete vermelho e Mendes compartilhou em seu Instagram que a técnica ajuda a deixar a “maquiagem e a hidratação muito mais suaves”. Mesmo com o seu sucesso, debates giram em torno do procedimento com questionamentos se ele faz os pelos crescerem mais rápidos, mais grossos e mais escuros após serem retirados.


O que é Dermaplaning?

É um procedimento cosmético não invasivo que envolve o uso de uma lâmina semelhante a um bisturi cirúrgico para esfoliar suavemente a camada superior de células mortas da pele e retirar pelos finos”, diz o Dr. Ifeoma Ejikeme , especialista em pele e fundador da Adonia Medical Clinic. Também conhecida como penugem de pêssego, a depilação é a chave para a eficácia do dermaplaning, pois deixa a face com uma aparência brilhante e sedosa.


Benefícios

Oferece uma infinidade de benefícios além da depilação. Além de ser indolor, tem a capacidade de adicionar brilho à pele opaca e melhorar a textura irregular. Felizmente, os efeitos também são imediatos: seu rosto parecerá renovado assim que você sair do salão.

Quais são os riscos do dermaplaning?

Quando feito em clínica, os riscos do dermaplaning são mínimos. No entanto, o Dr. Ejikeme explica que “indivíduos com acne ativa ou pele sensível podem apresentar vermelhidão, irritação ou erupções após o procedimento”, por isso, é melhor evitar o tratamento.


O Dr. Jack também destaca que “qualquer pessoa com uma infecção ou fissuras na pele não seria adequada para fazer a técnica”, pois pode romper a barreira da pele.


Fora isso, não há desvantagens no procedimento além de vermelhidão e ressecamento menores e temporários, e um profissional treinado garantirá que não haja chance de pequenos cortes na face.

O que você deve fazer antes e depois do dermaplaning?


Evite quaisquer ingredientes ativos, como retinol ou ácidos, cinco dias antes do tratamento e “evite quaisquer outros tratamentos de pele ou depilação na área uma a duas semanas antes”, aconselha Thomas.


Após o dermaplaning, mantenha a pele hidratada, aplique FPS diariamente (como sempre) e “evite o excesso de calor ou peeling por pelo menos três dias”, observa. Pule a maquiagem no dia seguinte ao tratamento para permitir que a pele respire. “Também é importante usar pincéis e produtos de maquiagem limpos para evitar a introdução de bactérias na pele recém-esfoliada”, acrescenta o Dr. Ejikeme.

O dermaplaning pode fazer com que o pelo volte a crescer mais grosso e mais rápido?

“O dermaplaning remove apenas os pelos da superfície da pele; não afeta o folículo piloso nem altera o padrão de crescimento por baixo da pele”, diz o Dr. Ejikeme.


Isso significa que não, os pelos não crescerão mais rápidos ou mais grossos. A penugem não pode “se converter em pelos mais grossos”, garante o Dr. Jack, e também não há risco dos pelos voltarem a ficar mais escuros.


Fonte: Vogue


Sinta-se a vontade para entrar em contato e agendar um horário para realizar procedimentos comigo!





bottom of page