Limpeza de pele: 5 motivos que a tornam essencial na sua rotina
- Dieny Souza
- 30 de jan. de 2024
- 3 min de leitura

Ter um rosto sempre saudável é um desejo possível e a limpeza da pele, feita de forma adequada, é o primeiro passo para chegar lá. Afinal, é com ela que eliminamos o que está em excesso e abrimos caminho para receber bem todos os produtos de skincare.
1. É o primeiro passo para um tratamento eficaz
A higienização do rosto remove células mortas, microrganismos, poluição, maquiagem, restos de produtos e resíduos de oleosidade que se acumulam sobre ele. “Tudo isso ajuda a desobstruir os poros e a deixar a pele mais uniforme, facilitando a penetração dos ativos que queremos usar”, explica a especialista. Sem essas barreiras, a absorção aumenta e os resultados se tornam mais eficazes.
2. Controla a oleosidade e equilibra a hidratação
Quando o assunto é limpeza e preparação da pele, o sabonete e o tônico são grandes aliados. Enquanto o primeiro remove a sujeira, o segundo age nos poros, restaura o pH e deixa a pele pronta e equilibrada para receber o tratamento.
• Todos os tipos de pele: a Espuma Limpeza Suave é enriquecida com betaína de cupuaçu e glicerina vegetal para oferecer uma espuma cremosa que limpa suavemente, hidrata e refresca.
• Pele normal a seca: o Sabonete Creme Limpeza Hidratante une a betaína de cupuaçu aos glicoativos para limpar suavemente e hidratar. O ritual fica completo com o Tônico Detox Hidratante, que contém vitamina E e tecnologia Celldetox para eliminar as toxinas e reforçar a hidratação.
• Pele mista a oleosa: o Sabonete Purificante Antioleosidade tem fórmula com ácido salicílico e candeia, que desobstrui poros e promove ação dermocalmante. Os mesmos ativos estão presentes na Solução Purificante Antioleosidade, que traz ainda o PCA de zinco. Juntos, eles reequilibram a microbiota, minimizam a aparência dos poros e reduzem a oleosidade em até 33%.
3. Estimula a renovação celular
Nossa pele está sempre produzindo células novas para repor as que vão morrendo. Porém, o ritmo dessa troca pode ser afetado por fatores como a idade ou a ação de radicais livres. Quando isso acontece, a pele não libera as células mortas e acaba ficando irregular, sem vida e com mais cravos e espinhas. Sabe qual é a solução? Uma boa esfoliação!
4. Ajuda na firmeza e previne o envelhecimento precoce
Nunca é demais lembrar que a remoção de resíduos e de substâncias poluentes ajuda a reduzir a formação dos temidos radicais livres e os danos causados por eles. Isso evita a degradação do colágeno, proteína fundamental para a estrutura, firmeza e elasticidade da pele.
Como consequência, a presença dele previne a flacidez e o aparecimento de rugas e linhas de expressão, características marcantes do envelhecimento. “Além disso, a higienização libera células mortas, contrai poros, evita a acne, diminui a pigmentação da pele e melhora sua uniformidade”, lembra Flávia.
5. De bônus, favorece uma make duradoura
É claro que uma maquiagem incrível não é um benefício direto da etapa de limpeza da pele. Porém, como reforça a dermatologista, os resultados de uma boa higienização favorecem – e muito – os efeitos da make.
“Uma pele hidratada, saudável e sem descamações ou áreas irregulares, realmente é uma pele na qual a maquiagem vai durar mais”. Sem contar o acabamento supernatural e a necessidade de usar menos produto para disfarçar o que incomoda!
Só não pode dormir de make, certo? Conheça dois ótimos aliados para auxiliar na remoção: a Água Micelar Purificante, remove maquiagem leve e a oleosidade, além de hidratar a pele por até oito horas. Já o Demaquilante Bifásico, deixa o rosto livre de impurezas e tem alto poder demaquilante: remove até 99% da maquiagem à prova d’água.
E se você ainda tem dúvidas sobre quantas vezes limpar o rosto, aqui vai a dica de Flávia:
A especialista indica o uso de sabonete e tônico específicos para seu tipo de pele na parte da manhã e, à noite, sugere o uso combinado do sabonete com a água micelar ou com o demaquilante.
Já o esfoliante entra para aprofundar a limpeza até duas vezes por semana. “Lembre-se de que os produtos agem em conjunto, um potencializando a eficácia do outro”, finaliza.
Fonte: Natura
Continue acompanhando o blog e minhas redes sociais para conhecer mais procedimentos.