O que você precisa saber sobre maquiagem dentro de casa?
- Dieny Souza
- 13 de fev. de 2024
- 3 min de leitura

A pandemia do novo coronavírus nos fez repensar diversos hábitos, não é mesmo?
Com o isolamento social e a popularização do home office, aprendemos a recriar em casa os ambientes, entretenimentos e serviços que, normalmente, seriam buscados na rua, em algum estabelecimento comercial.
É nesse contexto que entra a produção de uma make incrível sem precisar sair de casa!
E para aqueles dias em que a ideia é dar uma levantada no astral e colocar uma cor no rosto, você pode aprender como fazer a maquiagem dentro de casa.
Temos aqui algumas dicas para deixar a sua make bem profissional, desde o cuidado com a sua pele até a finalização.
Como usar maquiagem dentro de casa?
Ao contrário do que muitos pensam, maquiagem não precisa ser usada apenas fora de casa, em compromissos sociais. Como está intimamente ligada ao autocuidado e à autoestima, nada impede que você se maquie para ficar em casa.
Mais do que aplicar base, pó, blush, rímel, sombra e batom, a maquiagem tem rituais importantes que vão além da escolha dos produtos.
Cada uma das etapas está associada a técnicas, truques e métodos que ajudam a melhorar o resultado e a durabilidade, mesmo que seja para uma maquiagem dentro de casa.
Prepare a sua pele
A preparação da pele é uma das etapas mais importantes do processo, afinal, é ela que vai garantir a proteção de que seu rosto precisa. Primeiro, lave a face com água fria ou morna — nunca quente! — utilizando um sabonete adequado para o seu tipo de pele.
Depois, use um produto que ajude a remover as impurezas e resíduos mais profundos que restaram de maquiagem na pele, como uma água micelar ou tônico. Por fim, hidrate o rosto, deixando que ele absorva o creme ou sérum por completo.
Tenha atenção à quantidade de produtos
Nem sempre uma maquiagem com muitos produtos será a melhor para a sua pele. Em geral, você vai precisar de:
primer;
base e corretivo;
pó compacto;
sombras;
rímel;
delineador;
blush;
Lembre-se de que as maquiagens elaboradas para o dia costumam ressaltar bem mais a pele do que as produções para a noite. Por isso, não é necessário carregar nas cores ou na quantidade dos produtos aplicados.
Além disso, certifique-se de escolher itens de qualidade. Uma base eficiente pode até mesmo dispensar o uso de corretivo, por exemplo. Isso ainda evita que você tenha que ficar retocando a maquiagem dentro de casa toda hora.
Escolha tonalidades leves
A maquiagem tem o grande potencial de elevar a autoestima da mulher. Mesmo em casa, convivendo com a família ou participando de reuniões virtuais de trabalho, é importante manter os cuidados, afinal, isso colabora com a autoconfiança e melhora o desempenho nas mais diversas atividades.
Acontece que para se sentir bonita, não é necessário exagerar na intensidade das cores. Tons muito fortes ou escuros podem até dar uma sensação de peso à aparência — algo que certamente vai ficar desproporcional ao tom da situação. Já que você está em casa, prefira tonalidades mais leves, priorizando opções claras e que comuniquem naturalidade.
Fique de olho nas tendências
As tendências são relevantes para nortear a escolha da maquiagem. Então, sempre que possível, fique de olho no que está sendo usado por aí. Redes sociais, blogs especializados, revistas e produções de TV podem servir como referência.
Para maquiagens diurnas, por exemplo, uma boca de cor mais suave está em evidência e pode ser uma ótima ideia para o dia a dia, mais até do que um batom marcante.
Como equilíbrio é tudo, garantir que a discrição de alguns pontos contraste com a de outros é o que deixa tudo ainda mais interessante. Portanto, você pode combinar um olhar vibrante com um batom neutro, criando um aspecto mais natural.
E vice-versa. Escolher bases de cobertura leve também ajuda a valorizar a maquiagem dentro de casa sem que a aparência ganhe contornos pesados demais.
Fonte: Perfumaria Phebo
Continue acompanhando o blog e minhas redes sociais para conhecer mais procedimentos.